domingo, junho 07, 2009

FUNDÃO - ESTÁTUA DE MARTIM CALVO MUDOU DE LOCAL

A estátua de Martim Calvo (um dos primeiros povoadores do Fundão, segundo alguns autores) mudou de local, saiu do Largo da Igreja Matriz onde tinha um aspecto de quem saía apressado da igreja e tinha pressa em entrar numa das lojas ali existentes, encontrando-se agora num bonito espaço em frente à Praça Municipal. Agora o aspecto já é bem melhor, já assenta sobre um plinto a condizer e a legenda da estátua homenageia não só Martim Calvo, mas todos os povoadores do Fundão dos séculos XII e XII. Apenas não percebo porque não repararam a baínha da espada que algum vândalo (e muitos há pelo Fundão agora, pelo que dizem os jornais) quebrou ou será que quem tratou da mudança não se apercebeu desse pormenor.

2 comentários:

David Caetano disse...

Para além da criação de um bonito cantinho que à partida estaria destinado a mais um jardim-matagal, destaco a subtil alteração da legenda de "Povoador do Fundão" para "e aos POVOADORES do Fundão". Esta questão de Martim Calvo não é pacífica e, pelo que percebi, o seu nome aparece referido como sendo um membro da baixa nobreza rural que terá sido expropriado.

Creio que esta estátua deverá ser interpretada como uma homenagem simbólica a todos os que contribuiram para a fixação de população no Fundão e não a Martim Calvo especificamente de cuja acção povoadora nada se sabe...

Anónimo disse...

No que respeita a rádios regionais, cabe referir que , para além da Rádio Cova da Beira,com estúdios no Fundão, existe também na cidade outra rádio chamada Rádio Jornal do Fundão, que não vem mencionada.
João M Videira Amaral
BI-578 445
NIF-138 92 21 36