quarta-feira, agosto 13, 2008

OS MONSTROS DE CASTELO NOVO

Há já muitos anos que não ia a Castelo Novo e infelizmente vim de lá horrorizado com o que fizeram aquela aldeia histórica, especialmente com os monstros metálicos, cuja utilidade não serve para nada (ou então a minha compreensão é muito limitada para entender a sua utilidade!) que colocaram junto às ruínas do castelo, incluindo a horrorosa rampa metálica de acesso às ruínas da torre. Para além disso, há tela vísivel por todo o recinto do castelo (qual a sua finalidade?), umas gárgulas moderníssimas, caixas e fios eléctricos visíveis por todo o lado. Quanto à aldeia, também não escapou à onda da modernice com a colocação de uns candeeiros completamente desenquadrados do ambiente da aldeia, contadores de água e luz vísiveis nas paredes de cantaria e os eternos fios e antenas que continuam por todo o lado.
Em resumo, pelo que vi fizeram muito pior em Castelo Novo do que aquilo que já vi noutras aldeias históricas, mas pelo que perguntei na aldeia ninguém está descontente com aquilo que fizeram. É esta passividade que me incomoda, em que quase ninguém protesta contra as pseudomodernices que os arquitectos das aldeias históricas (esta designação já por si é uma aberração, mas isso merecerá no futuro uma mensagem) fizeram, destruindo ambientes seculares em nome de uma modernização que não interessa a ninguém.
Aqui ficam algumas imagens das monstruosidades que encontrei em Castelo Novo.
O monstro que dá acesso ao castelo.

A inestética rampa metálica de acesso às ruínas da torre.

O monstro das ruínas da torre de menagem. Qual a sua finalidade?

Uma gárgula modernissima!
A tela visível por todo o castelo, mas que não percebo qual a finalidade.

Os modernissimos e horrorosos candeeiros, as antenas e os fios por todo o lado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estive em castelo novo por acaso, e gostei das intervenções que fizerem no castelo.De tal modo que recomendei a visita a C N a amigos.
Ainda bem que foi surpreendido e por virtude disso até tirou umas belas fotografias.Quem está habituado a viajar e ver muito não fica indeferente ás intervenções pela positiva.basta ir oa pais vizinho.Está tudo inventado.
O que choca é ver portas e janelas de alúminio e a casa paroquial que tudo leva a crer vai cair!Não haver gente empreendedora que tire proveito da naturesa,criando como exemplo percursos pedestres.Possivelmente até lá ficava um dia.Nao queira que acontece o mesmo que a Alpedrinha.Já não ia lá há uns bons anos e fiquei perplexo com a morte anunciada.Vá até lá e compare.

Segurado disse...

sentimento de horror, sinal de ignorancia...

Fronteiro-mor disse...

antes ignorante que concordar com aberrações pseudo-modernas...