sábado, fevereiro 20, 2010

SALVEM A PONTE DO CORGE

A REFER decidiu substituir a centenária ponte metálica com pilares de pedra sobre o Corge, no concelho da Covilhã, por uma estrutura em betão, dentro do programa de modernização da Linha da Beira Baixa, esquecendo que esta ponte faz parte da paisagem e do património da região. Perante esta situação, ao parece já irreversível, temos de questionar a REFER sobre o seguinte:
- Será que a REFER não podia recuperar esta ponte e modernizá-la?
- Não é possível construir, caso seja mesmo necessário, outra ponte mais a norte?
Esta ponte ferroviária que se insere no conjunto de pontes metálicas do troço Covilhã-Guarda da Linha da Beira Baixa, datadas dos finais do século XIX, nunca deveria ir abaixo, por isso apelo à sua manutenção e preservação.

*Foto retirada do blogue Carpinteira.

1 comentário:

Bruno de Góis disse...

Na passada Assembleia Municipal, de dia 12 de Março, o Bloco teve a sua primeira vitória do novo mandato. A recomendação apresentada pela deputada Néli Pereira sobre a Ponte do Corges foi aprovada por unanimidade. O documento aprovado “recomenda à Câmara Municipal que: Proceda a todas as diligências necessárias no sentido da preservação da Ponte do Corge e da sua classificação como imóvel de interesse municipal”.
Mais info: http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePerguntaRequerimento.aspx?BID=52504 ou brunodegois@gmail.com