São 24 os percursos que os visitantes podem atravessar a pé, de bicicleta ou segway. A Serra da Gardunha está no centro do programa.
A partir deste Verão, já vai ser possível conhecer o concelho do Fundão através de percursos turísticos que podem ser feitos a pé, de bicicleta ou de segway. Esta é uma aposta do município no turismo de natureza, que nesta primeira fase, até ao final de 2010, contabiliza um investimento de 400 mil euros, divididos entre a Câmara local e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, disse ao Diário XXI o vereador Paulo Fernandes. Nesta primeira fase do projecto, pretende-se implementar parte dos percursos pedestres da Serra da Gardunha, um centro de BTT na urbe, 'para fazer a ligação entre a cidade e a Serra', e mais duas rotas de BTT. Estes trilhos vêm assim juntar-se à já existente Rota da Cereja.O projecto tem como prazo previsto de término, o ano de 2012, o que significará que o concelho terá à disposição dos turistas 600 quilómetros de percurso 'devidamente marcado e estruturado', Segundo realça Paulo Fernandes, este projecto fará a ponte entre outras 'grandes rotas', uma vez que o concelho vai ser atravessado por várias de âmbito regional: do Zêzere, das Aldeias do Xisto e Históricas e da Transumância. 'Vai fazer a ligação entre o espaços naturais, como as serras da Estrela, Malcata e Gardunha, continua pela linha da campina de Idanha, seguindo até ao Tejo Internacional', desvanda o vereador.
Para o Fundão o turismo de natureza é 'um produto estratégico regional e o mais importante para o concelho do Fundão em termos da sua afirmação futura, pelos seus valores naturais, rurais e excelente pratica para vertente activa e de componente cultural', frisa Paulo Fernandes, explicando a aposta neste projecto. 'As rotas, as aldeias, o núcleo histórico do Fundão e a Serra [da Gardunha] são valores tremendos que devem ser explorados com este projecto', antevê, acrescentando que 'o Fundão poderá ser um destino extraordinário do turismo de natureza',
As rotas e o objectivo do projecto, apresentado publicamente na última sexta-feira, resulta de uma parceria com o projecto Polis XXI. Estão previstos 13 percursos pedestres, como as rotas da Cereja, dos Castanheiro, dos Templários, da Gardunha, do Rio Ocreza, do Carvalhal, da Penha e do Alcambar, entre outras. Os trilhos de BTT são: nas Margens do Zêzere (com três alternativas consoante o grau de dificuldade desejado), da gardunha (com seis), da BTT Gardunha e Cova da Beira (com duas).
In Diário XXI, 26/05/2009
Sem comentários:
Enviar um comentário