terça-feira, fevereiro 03, 2009

AÇAFA on-line

A Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT) decidiu aderir à tendência actual de criação de novas publicações na rede internacional de comunicações, www, com a revista AÇAFA ON LINE, tirando partido das vantagens e facilidades que esta modalidade de divulgação proporciona ao leitor e ao editor. A revista terá periodicidade anual e focará temáticas da Cultura e do Ambiente da área geográfica correspondente ao Alto Tejo Português e território envolvente. Este título retoma e expande, em alcance junto do público, o da série monográfica AÇAFA da qual foram editados sete números desde 1997. A AEAT editou uma outra série, entretanto extinta (PRESERVAÇÃO), e mantém activo o boletim informativo ALTO TEJO.
O primeiro número da AÇAFA ON LINE, correspondente ao ano de 2008, será divulgado em versão final, completa e fechada mas, futuramente, a revista será construída ao longo do ano com a inserção progressiva de novos textos, ficando estes imediatamente disponíveis para download na página da AEAT em www.altotejo.org.
São quatro as principais secções da revista. Em Estudos e Trabalhos divulgam-se os resultados, inéditos, de investigações, antigas ou recentes, de índole diversa, devidamente documentados, disponibilizando, deste modo, novos contributos para o conhecimento da história natural e humana do território em apreço. Em Notícias será disponibilizada informação, sucinta, sobre iniciativas realizadas durante o ano ou em agenda, sejam novas publicações ou encontros técnicos, conferências, seminários e congressos. Em Arquivo serão reeditados documentos, publicados anteriormente, correspondentes a edições entretanto esgotadas ou insuficientemente divulgadas. Finalmente, poderá ser incluída uma quarta secção, Vária, dedicada a temáticas distintas das anteriores e não tendo nelas cabimento.
Neste número publicam-se 15 documentos, totalizando 528 páginas, da autoria de membros da AEAT e de outras personalidades, nomeadamente da NATURTEJO, da Universidade de Coimbra e da Universidade de Évora. Os documentos em apreço reportam-se aos concelhos de Castelo Branco, Covilhã, Idanha-a-Nova, Oleiros, Nisa, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e ao município espanhol de Cedillo (Província de Cáceres).

Texto da Apresentação

Sem comentários: