quarta-feira, dezembro 17, 2008

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO FUNDÃO ENTRE OS MELHORES MUSEUS NACIONAIS

A Associação Portuguesa de Museologia (Apom) decidiu atribuir ao Museu Arqueológico do Fundão a menção honrosa na categoria de “melhor museu nacional 2008”. O Museu Arqueológico Municipal José Monteiro foi inaugurado em Fevereiro de 2007 e apresenta-se como “um espaço comunitário de cultura, com uma vertente didáctica e pedagógica”, refere o sítio deste museu na internet, em http://www.museuarqueologicofundao.com/ . O equipamento possui sala de exposição permanente, com peças que vão da Pré-História aos Romanos; espaço de exposições temporárias, auditório, laboratório de conservação e restauro, biblioteca especializada e um espaço internet. No final da notícia apresentamos um vídeo com uma visita ao museu.
A Apom atribui todos os anos prémios ao melhor museu português, melhor exposição, catálogo e serviço de extensão cultural. Cada dois anos distingue ainda o melhor trabalho sobre museologia ou a melhor obra museológica.
O prémio de melhor museu do ano vai para o Fluviário de Mora, no Alentejo. O Museu Arqueológico do Fundão partilha a menção honrosa com outro museu alentejano, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
De acordo com a direcção do Museu Arqueológico do Fundão, o galardão da Apom “vem premiar a originalidade e concepção do espaço museológico do Museu do Fundão, que tem merecido inúmeros aplausos da crítica internacional, designadamente de Espanha, França e Itália. Trata-se de uma entidade museal com uma oferta única ao nível científico, lúdico e de animação, e que vê agora reconhecida a sua acção no panorama museológico do nosso país”, refere em comunicado.

In Reconquista, 17/12/2008


1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.