domingo, julho 23, 2006

LIVRO DAS FORTALEZAS DE DUARTE DE ARMAS REEDITADO


Em boa-hora foi mais uma vez reeditado pela Edições Inapa o LIVRO DAS FORTALEZAS de Duarte de Armas, cujo original se encontra na Torre do Tombo. Esta obra reproduz os desenhos originais de Duarte de Armas elaborados no início do século XVI dos 55 castelos fronteiriços desde Caminha até Castro Marim. Cada castelo é representado de dois ângulos diferentes, assim como a respectiva planta e um extra que é o Palácio da Pena em Sintra. O título original da obra (que serviu de inspiração ao nome deste blog) é «LIVRO DAS FORTALEZAS QUE SÃO SITUADAS NO EXTREMO DE PORTUGAL E CASTELA». Quanto aos castelos do actual distrito de Castelo Branco, estão representados nessa obra, os seguintes castelos: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Monsanto, Penha Garcia, Segura, Salvaterra do Extremo e Penamacor.
Esperemos que com esta reedição desapareçam de vez as reproduções feitas a partir de uma anterior reedição do mesmo livro, feita nos anos 40 pelo General João de Almeida, mas que estupidamente retirou das reproduções todas as anotações manuscritas feitas por Duarte de Armas.
A riqueza deste livro é enorme (história, etnografia, construção naval, fortificações, justiça, ...) merecendo que voltemos a editar mais uns posts sobre esta obra.

1 comentário:

Duarte Fernandes Pinto disse...

Muito interessante a Obra de Duarte D'Armas.
Sabe alguém onde se pode conseguir um ficheiro pdf com esta obra?
Duarte Fernandes Pinto
A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal