A Câmara vai assinalar os 250 anos da elevação de Castelo Branco a cidade, com o lançamento de uma medalha comemorativa da efeméride e um conjunto de iniciativas ao longo de todo o ano.
"Trata-se de assinalar uma data histórica, emblemática e marcante na vida de uma cidade. Castelo Branco é capital de distrito há muitos anos. Esta data devia de ser comemorada de uma forma diferente. Não o é, face ao contexto de pandemia que vivemos", afirmou o presidente do município, José Augusto Alves.
O autarca falava durante uma conferência de imprensa, nos Paços do Concelho, para apresentação do programa comemorativo da elevação de Castelo Branco a cidade, data que se assinala no sábado.
"Estamos melhor nos números [em termos da covid-19], mas devemos manter este nível de cuidado e, quiçá, colocar os números da infeção a zeros. A situação é esta e tivemos que nos readaptar", sublinhou o presidente do município de Castelo Branco.
Neste âmbito, vai decorrer uma Assembleia Municipal extraordinária para assinalar o Dia da Cidade, durante a qual terá lugar o ato oficial das comemorações, com intervenções dos líderes partidários com assento naquele órgão e dos presidentes da Assembleia e da Câmara municipais de Castelo Branco.
Após a sessão solene, no Cineteatro Avenida, com um número reduzido de convidados, serão homenageados 12 personalidades e entidades albicastrenses com a medalha de ouro da cidade.
A estes homenageados, juntam-se mais quatro personalidades que vão receber a medalha de ouro referente aos 249 anos da cidade, pois, devido à pandemia da covid-19, em março de 2020, não foi realizada a respetiva sessão comemorativa, nem distinguidas estas personalidades que se destacaram na vida de Castelo Branco.
"Além da homenagem a várias entidades e personalidades, vai ser apresentada a medalha comemorativa dos 250 anos e um livro também comemorativo da efeméride. Vai ainda ser apresentado um vídeo sobre Castelo Branco – o que foi, o que é e o que se projeta para o futuro", adiantou José Augusto Alves.
Todo o programa vai ser divulgado através das redes sociais.
O autarca destacou ainda que ao longo de todo o ano de 2021, o município vai realizar eventos culturais, desportivos e de lazer, ligados às comemorações dos 250 anos de elevação de Castelo Branco a cidade.
O bordado de Castelo Branco terá uma atenção especial neste período, designadamente através da sua divulgação junto das escolas locais, "para sensibilizar os mais novos para a sua importância e para o perpetuar".
"O que se pretende, apesar das circunstâncias, é colocar Castelo Branco como uma grande cidade de futuro, com visão e que se projete no tempo. Castelo Branco faz 250 anos, mas quem está de parabéns são todas as gerações que a fizeram, no passado, no presente e para o futuro", concluiu José Augusto Alves.
In «Diário Digital Castelo Branco», 2021-03-16
Sem comentários:
Enviar um comentário